domingo, 8 de maio de 2011

Se tem algo que você ainda não entendeu sobre o videoclipe de “Judas” ou ainda algo que não tenha ficado muito claro, segue abaixo todas as explicações e curiosidades por @lucasalvarenga_


Antes de tudo, quero avisar a todos que todo o conteúdo expresso no tópico trata sobre o tema religião, e todo mundo sabe o quanto isso é polêmico. Se algum de vocês já pegou uma bíblia e viu como é, sabe o como é complicado analisar qualquer conteúdo, uma vez que não é um livro comum e os acontecimentos não seguem uma sucessão lógica dos fatos – não possuem uma ordem cronológica.
Como se não bastasse, a GaGa selecionou dois dos personagens mais polêmicos: Maria Madalena, que de prostituta do século XIX passou a ser considerada Santa no século XXI; e Judas, considerado o apóstolo traidor de Jesus.

Então, as passagens da bíblia foram buscadas por mim numa bíblia física e as demais teorias e suposições descritas no tópico são de conhecimento global, qualquer dúvida é só dar uma pesquisada na internet para saber mais. Enfim, só quero deixar claro que nem a bíblia é uma verdade absoluta, então não tem porque qualquer opinião a seguir também ser.
A história:

O clipe começa em preto e branco, com exceção a roupa de GaGa, alguns detalhes das motos e as linhas de trânsito. GaGa é Maria Madalena, e está sentada atrás de Jesus, na mesma moto. Os demais personagens a entrarem em cena são os 12 apóstolos de Jesus, que são guiados por Jesus e Maria a uma Jerusalém moderna. Nessas primeiras cenas, é possível perceber várias coisas:

1) Maria Madalena estar na mesma moto que Jesus. É difícil afirmar ao certo o quão próximo era o relacionamento dos dois; alguns acreditam que a ligação era mínima, enquanto alguns afirmam que ela era o maior discípulo que Jesus possuía. Uma das teorias que justificariam a segunda suposição, é o quadro ‘A Última Ceia’, de da Vinci, onde é Maria Madalena ao lado de Jesus, e não João – devido aos traços femininos, a roupa na mesma cor que Jesus e o fato da posição de ambos formarem um M. Se levarmos em conta ambos estarem na mesma moto e o fato de Maria Madalena estar na última ceia que acontece no clipe, nas cenas seguintes, pode se levar em conta que a Maria do clipe é uma apóstola e amante de Jesus.

2) Jesus não possuí uma coroa, (vide o verso ‘a king with no crown’ = ‘um rei sem coroa’), diferente de Maria Madalena, mas sim uma coroa de espinhos. Isso pode gerar duas suposições: como o vídeo trata do destino, a primeira seria que Jesus de alguma forma já sabia do seu destino e sua crucificação na noite que procede o clipe; a segunda, que seu reino é espitirual, e mão um reino material com uma coroa material.
3) O comportamento de Judas e Maria Madalena. Judas, diferente dos demais, não usa um capacete e tenta sucessivamente ultrapassar Jesus e Maria, que olha diversas vezes para Judas.


A cena mostrada a seguir é a chegada ao que se entende como ‘A Última Ceia [Moderna]’. Entre as cenas de dança dentro do bar, é possível perceber a alternância entre dançarinos homens e mulheres, com sucessivos cortes e novas alternâncias. Também é possível perceber um casal de mulheres se pegando ao fundo.
Voltando a história, Judas é visto agarrando diversas mulheres à força, enquanto Jesus é visto abençoando algumas pessoas.



Em 2:41, Maria Madalena manuseia um cordão de ouro, que na metafísica, possuí um valor simbólico: ligar o superior com o inferior (o céu e a terra) e o interior com o exterior (o espírito e o corpo). A seguir, ela é vista próxima a Jesus abraçando uma pessoa, assim como Jesus fez anteriormente. Essa cena que mostra o amor de ambos pelas pessoas e apóstolos, e reforça ainda mais a teoria de que Maria Madalena era a apóstola mais próxima de Jesus, e também a mais sábia dentre os doze.
Ainda na ‘Última Ceia’, Judas é visto novamente com mulheres, até uma briga eclodir entre ele e os demais apóstolos. Maria é vista protegendo Jesus, enquanto a briga é apartada. Com o fim da cena 2, podem ser feitas mais observações:
1) GaGa ironiza Pedro. Em 2:28, Maria Madalena é vista dando tapinhas nas costas de Pedro. É uma referência a dois versos:

‘Our love is like a brick, you can build a house or sink a dead body’ (Nosso amor é como um tijolo, pode contruir uma casa ou afundar um corpo [construir um túmulo]).
João 1, 42: “Levou-o a Jesus , e Jesus fixando nele o olhar, disse: tu és Simão, filho de João, serás chamados de Cefas [Pedro].”
Mateus 17, 18: “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja.”
Mateus 14, 29 e 30: “Jesus lhe disse: Vem! Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me.”
O verso mantém uma relação direta com Pedro, uma vez que seu nome original era Simão, mas passou a se chamar de Pedro, que significa pedra, por vontade de Jesus.
Segundo os versos da bíblia destacados acima, através desta pedra (Pedro), Jesus expandiria sua igreja, além de ser o único apóstolo a ter coragem de tentar andar sobre as águas junto com Jesus; porém, o mesmo perdeu sua fé e afundou. Daí fica fácil perceber o jogo de palavras que a GaGa faz (talvez seja mais fácil ainda perceber em inglês) – o amor é como um tijolo-pedra,Pedro, pode se contruir uma casa-igreja ou afundar um corpo.

‘Even after three times, he betrays me’ (Mesmo depois de três vezes, ele ainda me trai)
Marcos 14, 66-72 “Ela fixou os olhos em Pedro e disse: `Também tu estavas com Jesus de Nazaré`. Ele negou: `Não sei, nem compreendo o que dizes.` O galo cantou. A criada, que o vira, começou aos circunstantes: `Este faz parte do grupo deles.` Mas Pedro negou outra vez. Pouco depois, os que ali estavam diziam de novo a Pedro: `Certamente tu és daqueles, pois és Galileu.` Então, ele começou a praguejar e a jurar: `Não conheço esse homem de quem falais.` E imediatamente cantou o galo pela segunda vez. Pedro lembrou-se da palavra que Jesus lhe havia dito: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. E, lembrando-se, rompeu em soluços.”
Mais outro verso que fala sobre o comportamento de Pedro. Interrogado três vezes sobre sua relação com Jesus, Pedro negou e traiu Jesus as três vezes – o que deixa claro a relação com o verso da musica.
2) Uma semelhança entre o comportamento de GaGa e Maria Madalena; uma vez que ambas dão amor aos seus seguidores. Também é uma forma de dizer através do cordão de ouro que assim como Maria madalena, GaGa viaja espiritualmente para criar as visões de sua arte, composições e idéias – como quando disse que não escreveu Born This Way, mas que Alexander McQueen (falecido) havia escrito através dela.

3) Maria Madalena pode ser vista usando o ‘Sagrado Coração de Jesus’, que representa o amor divido de cristo pela humanidade.

A cena seguinte é a mais difícil de ser compreendida. Devido à briga, Maria Madalena, caracterizada como alguém do clero, fica frente a Judas com uma arma na mão, com o objetivo de executá-lo. Porém, existe um paralelo que faz o clipe possuir duas interpretações a partir de agora:


A maioria alega que devido à briga, Jesus mandou Maria Madalena executar Judas, uma vez que segundo a profecia, Jesus sabia que Judas o trairia. Porém, Jesus prega o amor, como seria possível ele cometer o pecado de matar? Além disso, note que em 3:25, Maria Madalena olha para Jesus, e o mesmo faz um gesto de desaprovação, fechando os olhos e levemente balançando a cabeça.
É daí que surgi a minha interpretação, a de que Maria Madalena, assim como diz na bíblia é apenas pecadora, e não prostituta como é generalizado. Mesmo com a desaprovação de Jesus, mas com o intuito de protegê-lo, ela comete o pecado de matar o próximo; ou, o que ela pretendia cometer, uma vez que da arma sai apenas batom, que acaba por borrar o rosto de Judas. Em seguida, Maria cai e lamenta a traição.
Lucas 8, 2 “Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios.”

1) Antes do lançamento do clipe, a GaGa twittou uma imagem da arma de batom com a seguinte legenda: “O BEIJO DE JUDAS: a traição de uma profecia bem-sucedida?” E é isso que reforça a idéia de que a profecia em questão não é a de Jesus, Judas e a traição, mas sim a Profecia de Maria Madalena – GaGa está contando a história dela, não dos demais. Por isso o tweet se baseia em uma pergunta, afinal foi Maria quem pecou primeiro.

Agora acontece um cambio de cenas entre Maria Madalena no meio de Jesus e Judas, em uma banheira, e sozinha diante de ondas gigantescas. Na cena da banheira, GaGa escolhe lavar os pés de Jesus, para assim conseguir o perdão, uma referência aos versos ‘Jesus is my virtue, Judas is the demon i cling to’ (Jesus é minha virtude, Judas é o demônio a que recorro).

Já a parte das ondas pode ter múltiplas interpretações; a primeira seria que a força da onda em arrastar o corpo de Maria Madalena iguala-se a força que o destino tem sobre uma pessoa: você não pode lutar contra ambos, pois são mais fortes que você. Essa idéia ainda é reforçada pelo fato da cena se intercalar no momento em que o clipe atinge o clímax; a segunda, seria uma referência ao verso ‘Our love is like a brick, you can build a house or sink a dead body’ (Nosso amor é como um tijolo, pode contruir uma casa ou afundar um corpo [construir um túmulo]), uma vez que Maria está em cima de uma pedra e afunda em seguida, após trair Jesus. Outras interpretações são a de um batismo inverso, devido ao pecado, ou uma lavação dos pecados, ou ainda uma retratação (ou inspiração) do quadro ‘The Birth of Venus’.

1) A lavação dos pés de Jesus recria a realidade, uma vez que Maria Madalena de fato lavou os pés de Jesus com seus cabelos. O fato também está expresso na música no verso ‘I’ll wash his feet with my hair if he needs.’ (Eu irei lavar seus pés com meu cabelo se ele precisar).

As cenas finais do clipe mostram GaGa sendo perdoada por Jesus, o Beijo de Judas, que cumpre a profecia da traição de Judas e a insatisfação do povo para com Maria Madalena, que leva ao seu posterior apedrejamento no fim do clipe.
Voltando às duas interpretações plausíveis sobre o comportamento de Maria Madalena quando está com a arma na mão, seguem-se duas conclusões:


A primeira, de que com o objetivo de executar Judas, ela falha, pois o ama, então apesar de ser perdoada, é condenada por isso. – Uma teoria dentro dessa conclusão menos explorada e mais falha seria que, sendo Maria Madalena a prostituta salva por Jesus (mesmo a bíblia não afirmando que é Maria Madalena a prostituta apedrejada), uma vez que ela trai Jesus, e não mata Judas como deveria ser, Jesus é morto e então não pode salvá-la, tendo assim o seu destino completamente mudado pelos erros de suas ações. Porém, essa teoria é falha, pois o tempo em que as ações acontecem não condiz com o tempo que acontecem na bíblia, e nem tem haver com o tema do clipe, que foi explicado como seus erros sendo apenas parte do seu destino, e no caso, o destino de salvação a apedrejamento teria sido mudado.

A segunda, de que mesmo com a desaprovação de Jesus, Maria Madalena tenha tentado matar Judas para proteger seu amor, Jesus. Tornou-se então pecadora, e mesmo após ser perdoada, não pode fugir do seu destino e é apedrejada.

Curiosidades:
# Os doze apóstolos:

Pedro – Peter
André – Andrew
Tomé – Tomhas
Filipe – Philip
Mateus – Matheww
Bartolomeu – Bartholomew
Tiago Menor – James
Tiago Maior – James
Simão – Simon
Judas Tadeu – Thaddeus
João – John
Judas – Judas

# No primeiro segundo do clipe, é possível ver ao fundo uma torre da Disney, local onde ocorreram também as gravações do clipe.

# O suposto boquete que Maria Madalena faz em Jesus, em 1:06.


# O bar chama-se Eletric Chapel, nome de uma música de Born This Way, e denominação dada à Monster Ball em entrevista ao Show Studio.

# A roupa de uma das dançarinas possuí a foto de Living Proof, da Cher, que já havia elogiado a música através do twitter.


# O número 697 aparece em 5:00 no clipe, na parte superior da parede, e é o ano em que o nordeste da Irlanda aceitou os cálculos de Roma para celebração da páscoa (ressurreição de Cristo).

# A semelhança entre a roupa de Lucy, do filme Drácula, e a roupa do apedrejamento de Maria Madalena.


# ‘The Birth of Venus’, ou ‘O Nascimento de Venus’, por Sandro Botticelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário